ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

18/Jul/2023

Pré-listing no Reino Unido desburocratiza exportação

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) comemorou o restabelecimento da habilitação dos frigoríficos brasileiros exportadores de carnes de frango para o Reino Unido pelo sistema pré-listing. Além de desburocratizar a autorização das exportações brasileiras para este destino de alto valor agregado para a avicultura brasileira, o sistema de pré-listing é uma demonstração de elevada confiança das autoridades do Reino Unido no sistema de inspeção brasileiro. Pelo sistema pré-listing, todas as empresas que desejarem embarcar carne de frango para o Reino Unido deverão ser aprovadas pelo Ministério da Agricultura brasileiro e não mais por missões de habilitação individuais realizadas pelas autoridades europeias.

As missões britânicas, a partir de agora, se concentrarão em revalidar o sistema brasileiro de inspeção. Entre embarques intra e extra-cotas (tarifas mais elevadas), o Brasil exportou para o Reino Unido cerca de 53,3 mil toneladas de carne de frango entre janeiro e junho deste ano, o que representa receita de US$ US$ 166,3 milhões. Atualmente, o país europeu é um dos 15 maiores importadores do produto avícola brasileiro. O retorno ao sistema de pré-listing permitirá potencialmente que mais empresas brasileiras acessem este que é um dos maiores mercados consumidores do mundo.

O Reino Unido também aderiu ao modelo de regionalização para eventuais ocorrências de gripe aviária em produção comercial no Brasil. No modelo, cada Estado passa a trabalhar como um país, o que significa que eventuais focos da doença em planteis comerciais representariam apenas a suspensão da unidade federativa e não o fechamento do mercado de todo produto avícola brasileiro. O Brasil atualmente registra 64 focos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) detectados nos Estados do Espírito Santo, Bahia, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. No entanto, nenhum deles é em granja comercial. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.