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18/Jul/2023

Plant-based: mercado brasileiro soma 621 produtos

No Brasil, o mercado de alimentos lácteos feitos à base de plantas ainda é pequeno. Segundo a consultoria Euromonitor, esse segmento movimentou R$ 614 milhões no ano passado. Nos últimos cinco anos, houve um recuo de 5,2%. Mas, a consultoria projeta crescimento de 65,9% entre 2022 e 2027, com as vendas atingindo R$ 1,018 bilhão ao final do período. A Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia) não tem dados de vendas do segmento. Mas também diz ver um mercado promissor no País nos próximos anos, com aumento da demanda.

De acordo com dados da consultoria Mintel compilados pela Abia, foram lançados 621 alimentos “plant-based” no País entre o primeiro semestre de 2021 e o primeiro semestre de 2023. A maior fatia (182) é de lácteos. No entanto, a entidade observa que, no geral, houve uma redução de 23,7% no número de lançamentos no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2022. Segundo a Abia, essa queda não é ruim, e o número de lançamentos continua alto para categoria. A avaliação é de que houve uma primeira etapa de boom desses produtos, com o mercado em formação. Esse período coincidiu com a pandemia.

No mundo, de acordo com relatório do banco Credit Suisse, o mercado é de cerca de US$ 14 bilhões em vendas. Atualmente, os Estados Unidos respondem por US$ 5 bilhões e a Europa, por US$ 4 bilhões. Segundo a Vida Veg, só agora as varejistas no Brasil estão reservando áreas específicas para exibir alimentos “plant-based”. A Vida Veg tem produtos em 6 mil pontos de venda no País, em redes como Carrefour e Pão de Açúcar. O público é o vegano, mas tem muita gente consumido esse tipo de produto por vários fatores: sustentabilidade, saúde, indicação de nutricionista. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.