ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

14/Jul/2023

Gripe Aviária em plantel comercial é risco iminente

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, disse ser um risco iminente a contaminação de plantel comercial de aves no Brasil pela gripe aviária, mas afirmou confiar no sistema de defesa do País. O Brasil tem um grande sistema de defesa, muito rápido, eficiente, transparente e transversal com agências interligadas. O ministro esclareceu que a transmissão da gripe aviária ao ser humano é algo muito raro e que a população não precisa ficar preocupada com o consumo de ovos e produtos avícolas.

Atualmente, o País registra 62 casos confirmados de Influenza Aviária de alta patogenicidade em aves silvestres e 1 foco em criação doméstica. Até o momento, não há casos identificados em granjas comerciais. O Brasil é um dos quatro países do mundo sem ocorrência de gripe aviária em granja comercial. Os demais são Paraguai, Austrália e Nova Zelândia. O ciclo de aves migratórias terminou em maio. Os riscos agora são menores para as granjas comerciais, que adotam boas práticas para evitar a chegada do vírus.

O ministro defendeu que o protocolo de restrição aos países com foco de gripe aviária em aves comerciais seja revisado junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) para que apenas a região com foco identificado seja banida e não todo o País. É preciso discutir o ajuste no protocolo, discutir medidas como vacina e regionalização do embargo sanitário. Há de ser feita discussão mundial para que isso possa se repactuado. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.