ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

14/Jul/2023

Leite: dados da consolidação da indústria brasileira

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), gerados a partir da Pesquisa Trimestral do Leite (leite formal adquirido pelas indústrias inspecionadas do mercado brasileiro), mostram interessantes informações sobre a evolução da estratificação (em função do volume diário de leite adquirido) das indústrias brasileiras no passado recente. Apesar de os movimentos recentes de fusões e aquisições por grandes players do mercado, a conclusão é de que a consolidação da indústria de laticínios no Brasil caminha de forma bastante lenta.

As maiores indústrias (aquelas com volume adquirido de mais de 150 mil litros diários) responderam, em 2013, por 63% da aquisição total de leite formal no País e respondem, agora no primeiro trimestre de 2023, por 67% do volume total, uma evolução bastante modesta da participação destas grandes indústrias. O número total de indústrias informantes do IBGE caiu 2,2% ao ano entre 2013 e 2023 e o volume médio adquirido por indústria cresceu 2,6% no mesmo período. Para se ter uma ideia, o volume médio por produtor de leite dentre os produtores das maiores empresas do mercado (segundo ranking anual da Abraleite) cresceu os mesmos 2,6% ao ano neste mesmo período, ou seja, o crescimento médio da indústria tem sido igual ao da produção de leite.

Para mercados notadamente ocupados pelas commodities, que exigem grande escala de produção para redução de custos e margens em claro declínio, este crescimento se mostra insuficiente. O que dificulta a consolidação da indústria é o tamanho do território brasileiro; diferenças tributárias entre Estados; baixas barreiras à entrada nos principais mercados; mercados regionalizados; tendência de produtos com origem/valor agregado. Fonte: MilkPoint. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.