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06/Jul/2023

EUA: “frango” de laboratório tem espaço limitado

No último final de semana a chefe francesa Dominique Crenn abriu as portas de um de seus restaurantes em San Francisco (EUA) para, ao preço de US$ 1,00 por pessoa e pela primeira vez na história do país, oferecer comercialmente um prato elaborado com carne de frango proveniente de células cultivadas em laboratório. Não foi um desses eventos “boca livre”. Na verdade, a Upside Foods, responsável pela carne de laboratório, utilizou as redes sociais para promover um concurso a partir do qual escolheu as primeiras pessoas a experimentarem o que se pode chamar de “frango fake”. O prêmio: em vez de pagarem pelo prato um valor onze vezes superior ao do frango verdadeiro (preço atual do “frango” de laboratório), apenas US$ 1,00 pela novidade.

Mas, tudo indica, não é por conta do preço que a inovação tecnológica (cuja venda foi recentemente aprovada pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos - USDA) irá ocupar, à mesa, o espaço hoje preenchido pelo frango. É improvável o novo produto concorrer com a carne número um da América. Segundo o mais recente relatório (junho/2023) do USDA, neste ano os norte-americanos devem consumir perto de 94,3 Kg per capita das carnes bovina, suína e de frango. Desse volume, 45,36 Kg (ou 48,15% do total) estarão representadas pela carne de frango. A metade disso (22 Kg per capital, 24% do total) será de carne suína, restando à carne bovina 26,2 Kg, 28% do total. A demanda pela carne de frango vem aumentando continuamente nas últimas décadas como resultado de uma produção mais eficiente e da conscientização de que, embora mais barata, é também saudável.

Daí as vendas de frango, correspondentes à maior parte dos US$ 76,9 bilhões da indústria avícola, terem aumentado 60% entre 2021 e 2022, conforme o USDA. A preferência pelo frango em detrimento das outras carnes parece ainda mais sensível quando se considera o fast-food e as comidas para viagem (forma de alimentação preferida pelos adolescentes e adultos jovens, cujos hábitos alimentares se encontram, ainda, em formação). Em 2022, quatro dos dez principais itens pedidos no Grubhub (plataforma norte-americana de pedidos e entrega de alimentos on-line) tinham como base, especificamente, o frango (quesadilha de frango, sanduíche de frango frito, tikka masala de frango e asas de frango desossadas). A carne bovina apareceu uma única vez. Com o cheeseburguer. Fonte: AviSite. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.