ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

29/Jun/2023

Boi: preços reagindo no físico neste final de junho

Os preços do boi gordo vêm esboçando certa reação neste final de junho. O preço médio do boi gordo em São Paulo acumula recuperação de 6,06% no acumulado parcial deste mês, a R$ 258,00 por arroba. Apesar disso, o primeiro semestre se encerra com os preços da arroba bovina em forte queda. E essas desvalorizações mantiveram muitos pecuaristas em alerta ao longo desse período, que foi marcado por oferta maior de bovinos para abate e pela suspensão (de um mês) nos envios de carne bovina ao principal destino da proteína nacional, a China.

No acumulado da parcial deste ano (de 29 de dezembro de 2022 a 27 de junho de 2023), o preço médio do boi gordo em São Paulo registra queda de 10%. Quando consideradas as médias mensais deflacionadas (pelo IGP-DI), a deste mês de junho, de R$ 247,68 por arroba, está 12,1% inferior à média de dezembro/2022. Quando analisada a série de preços médios do boi gordo em São Paulo, a queda na média observada de dezembro/2022 para junho/2023 é a mais intensa desde 2005, quando a retração na parcial daquele ano foi de 13,43%.

O outro ano em que os valores da arroba bovina caíram de forma tão forte como atualmente foi em 2003, quando o preço médio recuou 12,45%. A baixa foi causada por fatores produtivos e econômicos, dentre eles o maior investimento na produção pecuária nos últimos anos, que resultou em aumento na oferta de bovinos. Outro fator que aumentou a pressão sobre as cotações é o ainda baixo consumo de carne bovina no mercado interno, sobretudo nos primeiros meses do ano. Um fator que favorece o movimento de recuperação nos preços internos do boi gordo é o bom desempenho das exportações brasileiras de carne bovina nas últimas semanas. Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.