ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

29/Jun/2023

Carne de frango perde competitividade ante a bovina

Mesmo sofrendo desvalorização, com previsão de que, em junho, deve retroceder ao menor preço em mais de 20 meses, a competividade da carne de frango no varejo frente à carne bovina sofreu forte retração em relação ao que vinha sendo registrado cerca de dois anos atrás. Dados do Procon-SP, relativos ao varejo da cidade de São Paulo (SP), mostram que em maio de 2021, ao preço de 1 Kg de carne bovina de segunda, o consumidor podia adquirir perto de 4 Kg de carne de frango.

Em maio de 2023, esse volume caiu para pouco mais de 3 Kg, uma redução de 25%. Em maio/2023, a carne de frango chegou ao consumidor com um valor 12% superior ao de maio/2021, enquanto o preço da carne bovina de segunda retrocedeu 15%. De toda forma, com as baixas ocorridas neste ano, o poder de compra do frango voltou a aumentar em relação ao que foi observado, por exemplo, no final de 2022.

Entre outubro e novembro do ano passado, o preço da carne bovina de segunda correspondeu a pouco mais de 2,6 Kg de carne de frango. Em maio/2023, com uma equivalência de pouco mais de 3:1, a carne de frango voltou a registrar o mesmo poder de compra (em volume) de um ano antes. Na média desses dois períodos, o poder de compra do frango recuou 11%, caindo de 3,212 Kg para 2.839 Kg. Fonte: AviSite. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.