ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

19/Jun/2023

Leite: Programa Balde Cheio tem resultados positivos

Após dois anos de trabalho, os produtores assistidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Balde Cheio, no noroeste de Minas Gerais estão colhendo resultados surpreendentes: em média, a produção de leite diária dos produtores cresceu 12,5%, representando um incremento de cerca de R$ 45 por dia para cada um deles. O grupo é formado por 25 pequenos produtores de Bonfinópolis de Minas, Dom Bosco e Riachinho. O principal problema dos produtores era a falta de planejamento alimentar para o gado.

Eles não tinham manejo de pastagem eficiente, volumoso suficiente para o período seco, o que impactava na produção e reprodução do rebanho. Esse foi o ponto de partida e o crescimento continua. A produção em litros por hectare aumentou 16%; a margem bruta subiu 25%; a margem líquida, 44%; e no fluxo de caixa, o aumento foi de 34%. O objetivo é produzir mais, com menos vacas, através do melhoramento genético. O programa ATeG Balde Cheio do Sistema Faemg SENAR conta com a parceria do Sindicato dos Produtores Rurais de Bonfinópolis de Minas Gerais.

Com tantos resultados positivos, novas turmas serão abertas na região para continuar proporcionando avanços principalmente aos pequenos produtores. A região tem grande potencial e tradição na pecuária leiteira. O programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faemg SENAR é oferecido em todo o Estado para somar e melhorar a vida dos produtores rurais e seus familiares. Fonte: Sistema Faemg. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.