ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

19/Jun/2023

Leite: aditivo alimentar de madeira reduz o metano

A Volga Research Medical University, na Rússia, desenvolveu um aditivo alimentar a partir de resíduos de madeira. Em um conjunto de testes de campo, foi possível observar uma queda de 30% nas emissões de metano de vacas leiteiras e um aumento de 12% na produção de leite. Para o Nizhny Novgorod World-class Scientific and Educational Center, desenvolver métodos para reduzir as emissões de metano de ruminantes é uma tarefa urgente. O novo aditivo alimentar é produzido na empresa madeireira e química Centro Científico e Técnico Khiminvest LLC a partir de resíduos de madeira gerados durante a exploração madeireira.

O papel principal na redução das emissões de metano é a madeira, que ajuda a reduzir a produção de metano enquanto melhora o metabolismo energético do gado e a qualidade dos produtos lácteos. O aditivo alimentar desenvolvido contribui para uma mudança na estrutura da fermentação no rúmen. Isso leva à inibição do crescimento e da atividade vital das bactérias metanogênicas, o que garantiu uma queda na intensidade da liberação de metano. Os aminoácidos na composição do aditivo alimentar melhoram o sabor e aumentam o fator imunológico. O teor de proteína e gordura aumentou de 10% a 15%.

O aditivo alimentar ajuda uma fazenda leiteira média não apenas a reduzir as emissões de metano, mas também a melhorar a lucratividade. Os produtores de leite no oeste da Sibéria, Perm, Udmurtia, Território dos Urais e Crimeia já começaram a usar o aditivo. Também foi testado por produtores na Bielorrússia e no Cazaquistão. Esta não é a primeira tentativa de usar resíduos na produção de ração na Rússia. Em 2021, o fornecedor russo de equipamentos Zhasko desenvolveu uma extrusora para processamento de serragem.

A empresa explicou que, em geral, a ideia de usar serragem como aditivo alimentar é tentadora, já que os resíduos de madeira são ricos em sacarídeos, mas os nutrientes são embalados em celulose e hemicelulose. Após o tratamento adequado, a serragem pode ser digerida pelos animais, o que significa que pode servir como uma opção barata e valiosa para as fazendas de gado. Ainda assim, os resíduos de madeira ainda não se tornaram uma solução amplamente utilizada na indústria de rações russa. Fonte: Dairy Global. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.