ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

14/Jun/2023

Leite: ração mais acessível alivia produtores da UE

A ração mais acessível, um fator chave para a produção na União Europeia (UE), está proporcionando algum alívio para os produtores de leite, já que os preços do leite ao produtor diminuem globalmente, segundo o último relatório trimestral de lácteos do Rabobank. O otimismo contínuo sobre a 2ª safra de milho de 2023 do Brasil, combinado com grandes exportações russas de grãos, a renovação da Iniciativa de Grãos do Mar Negro, uma boa colheita futura da União Europeia e o plantio acelerado de milho nos Estados Unidos continuam reduzindo os preços das commodities agrícolas. No entanto, as margens das fazendas leiteiras na China permanecem sob pressão, apesar da queda nos preços dos alimentos.

Nos Estados Unidos, os preços mais baixos do leite ultrapassaram o declínio nos custos de ração, colocando as margens dos produtores sob pressão adicional e em território negativo, um forte contraste com a lucratividade quase recorde que os produtores experimentaram no ano passado. Além disso, os efeitos cumulativos da alta inflação dos preços dos alimentos nos últimos 24 meses, juntamente com a desaceleração da atividade econômica em 2023, se traduziram em menor demanda por lácteos nos mercados desenvolvidos e emergentes. Várias empresas na Europa Ocidental, Austrália, Brasil, China e outros mercados emergentes estão tendo vendas mais fracas do que o esperado este ano, com as famílias em muitas regiões permanecendo sob pressão financeira.

O Rabobank moderou sua previsão de produção de leite para 2023 em relação à estimativa do último trimestre de 0,7%. Prevê-se que a produção de leite das 7 grandes regiões de exportação cresça 0,5% em relação ao ano anterior, após o declínio de 0,9% em 2022. O crescimento mais lento é atribuído à produção estagnada na União Europeia. Olhando para o terceiro trimestre de 2023, a análise sugere que a produção de leite da União Europeia ficará estável no próximo trimestre. Embora os produtores tenham conseguido sustentar o crescimento da produção, apesar dos preços mais baixos do leite na fazenda, principalmente devido aos custos mais baixos da ração, a volatilidade do clima em algumas regiões pode retardar ainda mais as entregas.

As projeções para o crescimento do leite nos Estados Unidos são menores; o rebanho leiteiro está começando a diminuir à medida que os produtores respondem às margens mais baixas. Embora a lucratividade continue sendo um desafio para os produtores da Nova Zelândia, as estimativas atuais indicam que a produção pode ser maior na próxima temporada. A disponibilidade de água e ração também deve apoiar o crescimento da produção na Austrália na próxima temporada, comentaram os especialistas do mercado de lácteos. Fonte: FeedNavigator.com. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.