ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

06/Jun/2023

Frango: cenário favorável para avicultura em 2023

Segundo o Itaú BBA, com custos de produção em baixa e exportação em alta, o cenário para a avicultura de corte neste ano deve seguir favorável. À medida que os custos de grãos, sobretudo milho, cederem com o aumento da oferta da 2ª safra de 2023, os ganhos dos avicultores tendem a se alargar. Mas, é preciso manter atenção ao risco de a gripe aviária alcançar plantéis comerciais. Por enquanto, apenas aves silvestres foram encontradas com a doença no Brasil, totalizando, até o momento, 22 focos.

Caso ocorra fechamento das exportações, a oferta de carne no mercado interno tenderá a aumentar, potencialmente pressionando os preços. Os ganhos do avicultor têm, de fato, se expandido, com a queda no preço de insumos utilizados para alimentação das granjas, principalmente do milho. Os ganhos só não foram mais sólidos porque os preços da ave viva seguem contidos. No Paraná, por exemplo, a queda do milho em maio foi de 20,6% em relação a abril e a do farelo de soja cedeu 6,6%. Desta forma, os custos com a avicultura podem ter cedido 9,5% na média ponderada no Paraná e no Rio Grande do Sul, para próximos de R$ 4,65 por Kg de frango vivo.

Do lado das exportações, o fluxo segue firme, com o acumulado de janeiro a maio ficando 9,3% acima do volume exportado em igual período do ano passado, considerando a carne in natura. Em maio, os embarques in natura foram de 402 mil toneladas, queda de 1,3%, porém acompanhada de alta de 1,8% no preço médio em relação ao mês anterior pelo segundo mês consecutivo. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.