ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

05/Jun/2023

Leite: Uruguai preocupado com as vendas à China

A Conaprole tem dúvidas sobre qual será o posicionamento da China sobre a demanda por lácteos porque o consumo do gigante asiático está muito estável após o choque da pandemia. A China tem expectativa de crescer 2% ou 3% na demanda por leite líquido. Mas, não deve haver crescimento em produtos processados, como iogurtes, que são mais caros. De qualquer forma, há um enorme potencial de crescimento.

A economia chinesa continua tendo alguma dificuldade de crescimento no que diz respeito às suas exportações. Com certeza este ano e parte do ano que vem vai ser difícil vender lácteos nessa região. A partir de 1º de janeiro de 2024, a Nova Zelândia terá tarifa zero para a entrada de seus produtos na China sem nenhum tipo de cota. Dessa forma, o Uruguai terá uma desvantagem tarifária de 10% com um concorrente direto.

De qualquer forma, a Conaprole confia que alguns de seus clientes históricos estão dispostos a absorver parte de uma diferença que hoje se situa em um eixo de US$ 300,00 a US$ 400,00 por tonelada. Foi proposto, a partir do Uruguai e da Conaprole, o benefício da diversificação. O Uruguai é um país amigo da China, faz 35 anos desde a abertura comercial e o início das relações diplomáticas e comerciais. A Conaprole foca nas questões de sustentabilidade, que é o que os consumidores de todas as partes do mundo exigem. Tardáguila Agromercados. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.