01/Jun/2023
A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) comemorou os resultados de um estudo da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) que ressaltou que carnes, ovos e leite são fontes de nutrientes essenciais para a saúde das pessoas. A pesquisa avaliou que alimentos à base de plantas (chamados de plant-based) não contêm tais nutrientes em quantidade e em qualidade necessárias. Este é o mais abrangente estudo publicado até agora sobre os benefícios dos alimentos de origem animal, sendo baseado em dados e evidências de mais de 500 artigos científicos e cerca de 250 documentos de políticas de saúde pública.
Segundo o estudo, os alimentos à base de plantas podem não ser suficientes para a nutrição, especialmente em momentos particulares da vida, como gravidez, amamentação, infância e terceira idade. Por outro lado, a FAO ressaltou que carne, ovos e leite fornecem uma variedade de macronutrientes importantes, como proteínas, gorduras e carboidratos, e de micronutrientes difíceis de obter na qualidade e quantidade necessárias nas proteínas alternativas. A cadeia da carne bovina recebe com muita satisfação essa comunicação da FAO para o mundo e, especialmente, para os governos dos países menos desenvolvidos, disse a ACNB.
O estudo "Contribuição dos alimentos de origem animal terrestre para dietas saudáveis para melhorar a nutrição e a saúde" afirma que proteínas de alta qualidade, ácidos graxos essenciais, ferro, cálcio, zinco, entre outros compostos são fornecidos por alimentos de origem animal e têm importantes funções para a saúde e o desenvolvimento das pessoas. Especificamente em relação à carne bovina, o estudo da FAO relata que consumir carne vermelha in natura até 71 gramas por dia é considerado seguro em relação ao aparecimento de doenças crônicas. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.