ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

29/Mai/2023

Espírito Santo reforça vigilância contra Gripe Aviária

Na quarta-feira (24/05), estiveram reunidos, em Santa Maria de Jetibá, representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária, do governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), da Prefeitura de Santa Maria de Jetibá, além da Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (Aves). O objetivo foi alinhar procedimentos e reforçar a importância da manutenção da vigilância para impedir a disseminação da doença no Estado. A articulação com a municipalidade é fundamental uma vez que Santa Maria de Jetibá é o município que concentra o maior número de galinhas do Brasil. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a cidade responde por aproximadamente 5,5% do rebanho avícola nacional e é a maior produtora de ovos do Brasil.

O trabalho visa o alinhamento de estratégias de forma preventiva. O governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e do Idaf, e em parceria com o setor produtivo, já definiu estratégias de contenção e seguirá na execução das ações. Neste momento, serão intensificadas as ações para impedir que a doença atinja criatórios domésticos, tanto para evitar prejuízo aos pequenos criadores quanto para proteger a avicultura comercial. O Estado é organizado e isso contribui para que ações sejam pensadas e executadas de forma estratégica, ágil e responsável. Os servidores do Idaf estão em monitoramento constante das ocorrências. A equipe está adotando todos os protocolos de contingenciamento previstos no Plano Nacional de Vigilância de Influenza Aviária, como coleta de amostras, mapeamento das áreas de focos, vistoria nas propriedades com aves, entre outros.

Além do Serviço Veterinário Oficial, servidores de outras formações estão envolvidos para contribuir no processo de orientação à população. É imprescindível ainda que os produtores não transportem aves vivas sem a Guia de Trânsito Animal (GTA). O documento é obrigatório para o trânsito e, neste momento de atenção maior para o controle da Influenza Aviária, é ainda mais necessário que haja atenção máxima a essa questão. A Secretaria Municipal de Defesa Social de Santa Maria de Jetibá está se preparando para enfrentamento da gripe aviária, caso necessário. Foi criada uma Comissão de Emergência Zoossanitária. O objetivo neste momento é abordar ações preventivas e a preparação de medidas para o risco da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade no município, caso haja. Fonte: SEAG/ES. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.