ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

26/Mai/2023

Leite: panorama na Nova Zelândia e na Austrália

Os mercados globais de commodities suavizaram amplamente ao longo de março, antes de mostrar alguns sinais de otimismo no final de abril. Os retornos das commodities da Oceania tiveram alguma resistência em abril. Em dólares, as commodities registraram alta no final de abril em relação ao mês anterior (exceto leite em pó integral). Em relação ao ano anterior, os preços das commodities caíram entre 28% e 36% desde abril de 2022. Os fundamentos subjacentes permanecem fracos e exigirão um aumento nas importações chinesas para “virar a maré”. A oferta de leite da Nova Zelândia está se recuperando contra comparações mais fracas do ano passado e um verão muito chuvoso. A produção de leite em março de 2023 aumentou 0,3%, com as captações agora apenas 1,4% menores em relação ao ano anterior.

Enquanto isso, a produção de leite da Austrália encolheu 3,3% em relação ao ano anterior em março. Até agora, na temporada 2022/2023, a produção de leite no país caiu 6,2% em relação à temporada anterior. As maiores quedas de volume da temporada até agora foram no leste de Vitória. A partir do final deste mês, as exportações de gado leiteiro para a China sofrerão uma grande mudança. As exportações de bovinos leiteiros vivos da Nova Zelândia por frete marítimo cessarão a partir desta data, o que significa que os compradores chineses terão perdido o acesso a um grande fornecedor. Isso ocorre em meio a um plano de revitalização em andamento do governo chinês, que começou há vários anos.

A ambição maior é atingir a produção doméstica de 41 milhões de toneladas de leite até 2025. No entanto, a meta de produção já está ao alcance muito antes. As previsões para a temporada 2023/24 estão chegando. Com os produtores estabelecendo seus novos orçamentos de temporada, as previsões de abertura do processador para a temporada que começa em 1º de junho de 2023 estão sendo ansiosamente esperadas. Os fundamentos globais de oferta e demanda estão mais fracos do que no mesmo período do ano passado. Com elevado risco macro neste momento do ciclo de precificação, é provável que haja uma ampla faixa de abertura. Fonte: Rabobank. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.