ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

24/Mai/2023

Santa Catarina reforça medidas contra Gripe Aviária

Diante dos casos recentes de gripe aviária detectados em aves silvestres migratórias no Brasil, no Espírito Santo e no Rio de Janeiro, a Secretaria de Agricultura de Santa Catarina, um dos maiores Estados produtores de carne de frango do País, emitiu uma nota técnica de alerta máximo em relação a medidas de biosseguridade para prevenção da doença.

A iniciativa veio na sequência da publicação da Portaria 587 do Ministério da Agricultura, que declarou estado de emergência zoossanitária no País por 180 dias. Embora não haja registro de casos de gripe aviária de alta patogenicidade em Santa Catarina, foi reiterada a necessidade de reforço de medidas de biosseguridade para a avicultura comercial e a recomendação para a restrição temporária de acesso ao ambiente externo para aves criadas livres, a fim de proteger a saúde e segurança do plantel avícola.

Entre as medidas que devem ser adotadas por avicultores está proibir visitas de pessoas alheias ao sistema de produção, além de reforçar as demais ações de biosseguridade. Além disso, há recomendação para acionar imediatamente a Cidasc em caso de qualquer suspeita de influenza aviária. Caso se aviste alguma ave doente ou morta, não se deve tocar nem levar para casa. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.