ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

23/Mai/2023

Gripe Aviária: casos em aves sobem para 5 no Brasil

Segundo informações do Ministério da Agricultura e Pecuária, o número de casos confirmados de gripe aviária em aves silvestres no Brasil subiu de três para cinco no sábado (20/05). Os dois novos casos foram registrados nos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. O Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA-SP), unidade de referência da Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA), confirmou os dois novos casos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) de subtipo H5N1. Um dos casos, na zona rural do município de Nova Venécia (ES), atingiu uma ave silvestre da espécie Thalasseus Maximus, conhecida pelo nome popular de trinta-réis-real. Como a ocorrência foi em área não litorânea, a ação de vigilância será ampliada também para os municípios vizinhos: São Gabriel da Palha e Águia Branca.

O outro caso, também em ave silvestre, foi detectado em São João da Barra (RJ) em área litorânea, numa ave silvestre da espécie Thalasseus acuflavidus (nome popular trinta-réis-de-bando). Os primeiros casos de gripe aviária haviam sido reportados no dia 15 de maio em três aves silvestres no litoral do Espírito Santo. Duas das três aves contaminadas eram da espécie Trinta-réis-de-bando (Thalasseus acuflavidus), encontradas nos municípios de Marataízes e em Vitória. A terceira ave doente era um atobá-pardo (Sula leucogaster), uma ave migratória que se encontrava no Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos de Cariacica (Ipram). O Brasil estava em alerta quanto à doença desde que casos foram identificados em países vizinhos nos primeiros meses deste ano. O número de focos vem crescendo em todo o planeta. O Ministério da Saúde informou que todos os funcionários do Parque da Fazendinha (ES), onde foi encontrada uma das aves doentes no dia 15 de maio, testaram negativo para gripe aviária.

Dos 33 funcionários, apenas um estava em observação como caso suspeito para a doença, por apresentar sintomas gripais. O caso suspeito teve resultado laboratorial negativo para todos os alvos testados, ou seja, foi descartado para Influenza Aviária (H5N1). Das outras 32 amostras, 30 foram negativas para todos os alvos testados e 2 testaram positivo para vírus que já estavam em circulação (Influenza A e Influenza B). Do total, além do caso suspeito e descartado no Parque Fazendinha, outros três pacientes sintomáticos foram notificados no Estado, sendo que um deles já foi descartado. Os outros dois tiveram amostras coletadas e aguardam resultado. Segundo protocolo de vigilância, os pacientes foram isolados e monitorados pelas equipes de saúde. A gripe aviária não é transmitida pelo consumo de carne de aves e nem de ovos. As infecções humanas pelo vírus da Influenza Aviária podem ser adquiridas, principalmente, por meio do contato direto com aves infectadas (vivas ou mortas). Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.