ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

19/Mai/2023

Frango: RS reforça a vigilância contra Gripe Aviária

O Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA) da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) do Rio Grande do Sul realizou, somente este ano, 73 atendimentos relativos a notificações de suspeitas de gripe aviária no Estado, que resultaram em 15 suspeitas fundamentadas, ou seja, quando há recolhimento de amostras das aves para testagem em laboratório de referência. Todos deram resultado negativo para a doença.

O departamento visitou, no período, 347 estabelecimentos avícolas, coletando 5.324 amostras. Também não houve detecção do vírus de Influenza Aviária, nem da doença de Newcastle. Tais ações foram reforçadas desde outubro de 2022, quando os primeiros casos de Influenza Aviária de alta patogenicidade foram detectados na América do Sul. As atividades já são rotineiras no Serviço Veterinário Oficial, porém, que houve uma intensificação dessas atividades, com a proximidade da Influenza Aviária no Rio Grande do Sul.

O maior risco de ingresso da doença no Estado está nas aves migratórias, abundantes, por exemplo, na Reserva do Taim e na Lagoa do Peixe, e na fronteira do Estado com Argentina e Uruguai. Até o momento, a Seapi contabiliza 2.167 ações de vigilância ativa, com 1,72 milhão de aves observadas, cinco suspeitas fundamentadas e nenhum caso confirmado. Foram realizadas 1.548 ações de educação sanitária, com 793 mil pessoas alcançadas. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.