ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

18/Mai/2023

Brasil quer evitar Gripe Aviária em granjas comerciais

Diante do quadro crítico de atenção no País, com o ingresso do vírus da Influenza Aviária ou gripe aviária, como é popularmente conhecida, o Sindicato dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) vem à público informar que a carreira, que já vinha mobilizada em força-tarefa para resguardar o Brasil dos efeitos devastadores da doença que ronda o Brasil desde o ano passado, continuará firme no dever de evitar maiores danos às cadeias produtivas do agronegócio brasileiro.

De acordo com comunicado do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a notificação da infecção pelo vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAPP) em aves silvestres não afeta a condição do Brasil como país livre de IAAP e que os demais países membros da Organização Mundial de Saúde (OMSA) não devem impor proibições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros.

O Anffa destaca que cabe aos auditores fiscais federais agropecuários (Affas) que atuam diretamente nos serviços de saúde animal e fiscalização de produtos veterinários (SISAs) nas superintendências federais nos Estados, monitorar e coordenar os programas de saúde animal e toda a rede de informação e comunicação entre os vários agentes envolvidos. São eles que coordenam, apoiam e supervisionam junto aos órgãos estaduais, nas 27 unidades do País, as ações planejadas e coordenadas no nível central pelo Departamento de Saúde Animal (DSA) da Secretaria de Defesa Animal (DSA/Mapa).

Esclarece ainda que mesmo sendo fortemente impactados pela redução drástica no quadro da carreira, com carência de quase 2 mil auditores fiscais federais agropecuários, os Affas estão se esforçando para evitar maiores danos ao País. Atualmente, são 2.427 Affas na ativa, atuando em todo o território nacional, e apenas 200 destinados aos programas de controle e erradicação de todas as doenças da produção animal do País. Por diversas vezes o Sindicato vem alertando o Ministério da Agricultura e o governo federal sobre a necessidade de realização de concurso para a carreira, mas infelizmente, ainda não houve um retorno positivo. Fonte: Anffa-Sindical. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.