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17/Mai/2023

Marfrig divulga resultados do 1º trimestre de 2023

A Marfrig Global Foods encerrou o primeiro trimestre de 2023 com prejuízo líquido de R$ 634 milhões, revertendo lucro líquido de R$ 109 milhões em igual período de 2022. O resultado é explicado pelo impacto limitado à participação (33,27%) no resultado da BRF. O Ebitda ajustado recuou 45,5%, de R$ 2,749 bilhões para R$ 1,498 bilhão no primeiro trimestre de 2023, enquanto a margem Ebitda ajustada ficou em 4,7% contra 12,3% um ano antes. A receita líquida aumentou 42,2%, para R$ 31,757 bilhões, de janeiro a março deste ano. Tradicionalmente, por razões sazonais, o primeiro trimestre do ano é o mais desafiador nas Operações da América do Norte, tanto em termos de oferta de bovinos quanto em termos de demanda por carne. Mesmo assim, a empresa apresentou um resultado com margens satisfatórias, acima da média do mercado, fruto de um modelo de negócio bem estruturado e mais resiliente. Na Operação da América do Sul, mesmo com um mês sem vendas para a China devido ao auto embargo brasileiro às exportações após o episódio de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) no Pará, foi registrado crescimento no volume de venda ante igual período de 2022.

Na BRF, os esforços em melhorias operacionais já são perceptíveis e contribuem de forma importante para a melhora das margens operacionais e consequentemente na consolidação dos resultados. A proteína bovina, foco das operações da Marfrig na América do Sul e na América do Norte, representou 59% da receita líquida total da empresa no trimestre. Produtos derivados de proteínas de aves e suínos, mercados nos quais a BRF está entre as líderes globais, tiveram participação de 41% nas vendas. O investimento em crescimento orgânico realizado ao longo dos últimos anos está chegando em fase de maturidade. Esses investimentos aumentaram o percentual de participação, na receita líquida, dos produtos com marcas e de maior valor agregado. A dívida líquida subiu 90%, de RS 21,168 bilhões para RS 40,223 bilhões no período. A alavancagem, medida pela relação entre dívida líquida e Ebitda ajustado, passou de 1,36 vez no primeiro trimestre de 2022 para 3,5 vezes no primeiro trimestre deste ano, em reais. O fluxo de caixa operacional atingiu R$ 673 milhões de janeiro a março.

Os investimentos consolidados no primeiro trimestre foram de R$ 1,09 bilhão. A Operação América do Norte, capitaneada pela National Beef, registrou receita líquida de R$ 13,419 bilhões no primeiro trimestre, recuo de 15,5% em relação a igual período de 2022, ou em dólares, US$ 2,583 bilhões (-14,6%). O Ebitda ajustado ficou em RS 527 milhões, queda de 77,9% na mesma base comparativa. Em dólares, foram US$ 101,5 milhões (-77,7%). A margem Ebitda ajustada da operação foi de 3,9%, contra 15% um ano antes. O volume total comercializado pela unidade foi de 466 mil toneladas. Do total, 400 mil toneladas (86%) foram destinadas ao mercado interno dos Estados Unidos e 14% ao mercado externo, com destaque para Japão e Coreia do Sul. Na Operação América do Sul, que engloba Brasil, Argentina, Uruguai e Chile, a receita líquida caiu 19,2%, para R$ 5,217 bilhões no primeiro trimestre de 2023. O Ebitda ajustado consolidado alcançou R$ 408 milhões, queda de 0,5%, enquanto a margem Ebitda ajustado consolidado passando de 6,4% para 7,8%. O volume de vendas foi de 354 mil toneladas, 2,8% maior na comparação anual.

As exportações representaram 55% da receita da operação. Aproximadamente 63% do total das vendas externas foi destinada à China e Hong Kong. A companhia informou ainda os resultados da operação BRF, com receita líquida consolidada de R$ 13,121 bilhões, Ebitda ajustado de R$ 607 milhões e margem Ebitda ajustada de 4,6%. Na Operação América do Sul da Marfrig, o auto embargo das exportações de carne bovina do Brasil para a China, após episódio de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) no Pará, ficou dentro do prazo previsto pela empresa. Os embarques permaneceram suspensos entre 23 de fevereiro e 23 de março. A demanda chinesa por carne bovina deve se recuperar no fim do segundo trimestre. A expectativa é de uma demanda muito forte da China agora que retornou. Em um segundo semestre que normalmente é forte, a previsão é de bons preços e boa demanda na China a partir de junho. No período da auto suspensão, a empresa focou o mercado interno com crescimento em foodservice, produtos de marca e de valor agregado, como industrializados.

Isso veio para ficar e a empresa continua explorando esse segmento, independentemente da alta performance esperada na Ásia. As plataformas do Uruguai e da Argentina seguiram trabalhando normalmente para a China, o Japão e outros mercados. Esse um mês foi realmente um impacto mínimo e estava mais ou menos estimado para durar esse período, então todo o planejamento foi de acordo com o que aconteceu, trazendo um impacto muito pequeno, até porque a empresa seguiu trabalhando China com Uruguai e Argentina. Embora China e Hong Kong permaneçam como maior região importadora, a Marfrig tem trabalhado para aumentar a habilitação de unidades para outros mercados. Indonésia, México, Malásia são uma realidade cada vez maior e estão se tornando operacionais agora em maio. A margem Ebitda ajustado da operação América do Sul aumentou para 7,8%, no primeiro trimestre, ante 6,4% em igual período de 2022. Apesar da redução do preço médio de vendas, o preço médio do gado na América do Sul caiu significativamente, compensando essa redução. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.