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11/Mai/2023

Lactalis torna-se maior grupo de alimentos da França

A Lactalis, que continua sendo uma empresa familiar desde sua criação em 1933, anunciou no final do mês passado, que ultrapassou 28 bilhões de euros (US$ 30,85) em faturamento em 2022, superando a Danone na liderança agroalimentar francesa. Com isso, o Grupo Lactalis, se junta ao top 10 mundial da indústria alimentícia. A outra gigante francesa, Danone, agora décima primeira globalmente, gerou quase 27,7 bilhões de euros (US$ 30,52 bilhões) em faturamento em 2022. A Nestlé, a número um mundial, ultrapassa os 95 bilhões de euros (US$ 104,66 bilhões) em faturamento.

A atividade da Lactalis cresceu fortemente no ano passado (+28,4%) para 28,3 bilhões de euros (US$ 31,18 bilhões), impulsionada pelo aumento do preço de venda de seus produtos, mas também inflada por suas recentes aquisições, em particular alguns dos queijos da marca Kraft (excluindo Philadelphia), populares na América do Norte, e Leerdammer. Ao mesmo tempo, a sua rentabilidade diminuiu, com um lucro líquido de 384 milhões de euros (US$ 423,07 milhões), -14% num ano, por não conseguir repercutir integralmente a elevada inflação de custos (leite, embalagem, energia etc.). A empresa Besnier, que se tornou Lactalis em 1999, percorreu um longo caminho desde os 35 camemberts produzidos no primeiro dia na queijaria Laval pelo fundador, André Besnier.

A empresa não listada tornou-se uma gigante global de laticínios por meio de aquisições, primeiro na França nas décadas de 1970 e 1980, depois internacionalmente. Em 2022, a Lactalis transformou 22,6 bilhões de litros de leite em queijo, iogurte, manteiga, creme e outros produtos. E seu faturamento mais que quintuplicou desde 2000. A Lactalis agora possui 270 locais de produção em 51 países e 85.000 funcionários. Seus produtos são comercializados em 150 países. Fonte: Time news. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.