ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

26/Abr/2023

Frango vira protagonista em churrascos no Brasil

De acordo com o Painel de Uso e Consumo da Kantar, apesar do cenário difícil da economia e escolhas mais racionais na hora de comer para os brasileiros durante a pandemia, as ocasiões de churrasco dentro do lar cresceram 27% entre o quarto trimestre de 2020 e o mesmo período de 2022, passando de 137 milhões para 174 milhões. No comparativo entre 2021 e 2022, houve um incremento de 41% desses momentos, de 124 milhões para 174 milhões, e a tendência de alta deve permanecer.

Os protagonistas do consumo no churrasco do brasileiro são carnes de aves (51,6%), bovinas (44,7%), linguiças (30,6%) e suínas (13,2%), mas queijos e salsichas vêm ganhando espaço e já estão presentes em mais de 5% das ocasiões. Atualmente, 15% dos brasileiros fazem churrasco em casa. Os lares do Rio de Janeiro e São Paulo são os responsáveis por mais da metade desses momentos no Brasil, que são mais concentrados aos finais de semana (57% acontecem aos sábados e domingos), sempre acompanhados de amigos e/ou familiares e 89% ocorrem na presença de três pessoas ou mais e quase a totalidade (98%) é compartilhada.

A pesquisa contemplou 4.000 indivíduos que representam 58 milhões de brasileiros, em sete Regiões Metropolitanas: Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ) de todas as classes sociais e faixas etárias, e do relatório trimestral Consumer Insights da Kantar, que contempla 11.300 lares brasileiros de todas as regiões e classes sociais do País, representando 60 milhões de lares. Fonte: Monitor Mercantil. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.