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25/Abr/2023

Lácteos: análise de conteúdos publicados no Twitter

Analisar o conteúdo publicado sobre lácteos no Twitter é o que o Observatório do Consumidor (OC) faz desde 2020. Essa ferramenta, criada em parceria pelas instituições Embrapa Gado de Leite, Universidade Federal de Juiz de Fora e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (Campus Juiz de Fora), veio inovar a forma de fazer pesquisas de mercado, empregando o grande volume de dados gerados nas redes sociais. De maio de 2020 a março de 2023, mais de 21 milhões de tweets sobre leite e derivados foram coletados e analisados pelo OC. Neste estudo, foi realizada uma análise textual desses tweets, com foco na relação sintática entre os verbos que remetem ao ato de consumir e os substantivos que são os produtos lácteos, de modo a identificar postagens que realmente se referissem ao consumo de leite e derivados.

A ideia foi excluir postagens que se referiam aos lácteos, porém em contexto diferente do consumo, como, por exemplo, em textos analisando sistemas de produção, meio ambiente ou comércio internacional. Do total de publicações analisadas, 2,6 milhões de tweets foram filtrados por possuírem algum dos verbos de interesse: comer, beber, tomar, comprar e fazer. A proporção de citações de cada um dos cinco verbos analisados muda a depender do produto observado. O verbo “comer” foi o mais citado, principalmente nos tweets sobre queijos, manteiga e doce de leite. O verbo “tomar” se sobressai nas postagens sobre sorvete, leite fermentado, iogurte e bebidas lácteas. Já o “fazer”, que é um verbo mais associado com receitas, aparece mais nas citações de creme de leite, doce de leite, leite condensado e manteiga. As postagens nas quais os verbos de consumo estão mais presentes foram aquelas sobre sorvete, leite condensado, queijos, doce de leite e leite, respectivamente.

Isso sugere que no período em análise, estes foram os 5 produtos de maior interesse dos usuários do Twitter, que, hoje, correspondem a 11,7% da população brasileira. Considerando que este período do estudo foi, basicamente, o período durante e após a pandemia de Covid-19 no Brasil, os produtos mais ligados à indulgência, ou seja, os mais saborosos, estão entre os mais citados e consumidos, corroborando o resultado de diversas pesquisas científicas e de mercado realizadas no período. Nesse sentido, os resultados do OC estão alinhados com a realidade do mercado físico, mostrando que é possível acompanhar e monitorar em tempo real os movimentos do mercado consumidor, por meio das redes sociais. Ademais, a ferramenta, ainda em aperfeiçoamento, permite também identificar tendências, como as características mais citadas por derivado lácteo e os principais acompanhamentos para estes produtos, além de revelar o perfil do consumidor, explicitando variáveis como sexo, idade e localização. Fonte: MilkPoint. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.