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13/Abr/2023

Suíno: pandemia reduz consumo de carne na China

A Ásia é o maior consumidor de carne suína, com mais da metade da produção mundial. Além disso, Coréia do Sul, Taiwan e Japão são os mercados de consumo de carne suína, enquanto o Vietnã e as Filipinas são mercados emergentes. A carne suína tem sido consumida na região do Leste Asiático desde os tempos antigos e é a carne preferida devido ao seu sabor e teor de gordura. Os cinco maiores mercados de carne suína importada são Japão, China continental, México, Itália e Coréia do Sul. Durante 2022, os países asiáticos importaram o maior valor de carne suína, do total mundial. A carne suína é a proteína básica da China, representando cerca de 60% de toda a carne consumida no país mais populoso do mundo.

No mês de janeiro é comum o aumento do consumo dessa proteína devido as comemorações do Festival de Primavera que marcam a passagem do Ano Novo Chinês, porém com restrições por conta da Covid-19, os cortes se acumularam nas prateleiras. A carne suína comprada nos principais mercados atacadistas da China caiu para cerca de 64 mil toneladas em dezembro, quase metade do volume de um ano atrás, segundo o Ministério da Agricultura. Os produtores agora estão perdendo dinheiro depois que os preços dos suínos caíram cerca de um terço desde o início de dezembro, segundo dados da Shanghai JC Intelligence Co. Segundo o Rabobank, o consumo pode ter atingido o fundo do poço, mas os preços podem cair ainda mais.

A demanda por carne suína neste Festival da Primavera será menor do que no ano passado e ainda pior do que no ano anterior. Os casos de Covid acabaram de atingir o pico, mas isso não significa que a demanda voltará imediatamente. A demanda deve melhorar gradualmente daqui para frente e o consumo geral em 2023 será melhor do que em 2022. Mas, também há grandes incertezas após a abertura, e não se sabe se o consumo pode voltar aos níveis pré-Covid. Muitos fatores estão em jogo este ano, como desempenho econômico e taxas de desemprego. Fonte: Suinocultura Industrial. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.