ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

10/Abr/2023

Ovos: fatores que explicam a sazonalidade de preços

Um dos fatores que explica a sazonalidade de preços dos ovos é a demanda. De fevereiro a abril, os preços dos ovos apresentam os maiores patamares, devido à alta demanda durante o período de Quaresma. Por outro lado, nos meses de dezembro e de janeiro, os preços dos ovos geralmente são os menores do ano. Enquanto em dezembro o consumo de ovos diminui em detrimento da busca por proteínas cárneas, em janeiro, o menor poder aquisitivo da população e o período de férias escolares desaquecem a demanda e, consequentemente, enfraquecem o preço. Nos demais meses do ano, os valores se mantêm praticamente sem grandes variações.

A sazonalidade de preços também está relacionada às características da produção de ovos, cuja oferta é inelástica. Isto é, em época de alta de preço, o setor produtivo não consegue intensificar a produção de ovos, e vice-versa. Para ter determinado volume de ovos, é preciso ter uma quantidade pré-definida de galinhas poedeiras. Cada galinha produz, em média, um ovo por dia, a depender das condições climáticas, de manejo, nutrição e genética. Dessa forma, não é possível acelerar o ciclo biológico do ave de forma suficiente a atender à demanda de um período específico. Ademais, o armazenamento de ovos in natura é limitado a um curto intervalo.

A legislação brasileira determina o máximo de 30 dias, impossibilitando, portanto, a geração de estoques do produto. Especificamente em 2023, os preços dos ovos em março registraram a alta mensal mais intensa da série histórica do Cepea, sendo um ponto fora da curva para o mês. Diante disso, o preço médio ao produtor dos ovos brancos e vermelhos em março de 2023 atingiram R$ 176,11 por caixa de 30 dúzias e R$ 202,15 por caixa de 30 dúzias, respectivamente, em Bastos (SP), aumento real de mais de 20% em relação ao valor médio de março de 2022. Os motivos que levaram a essa expressiva elevação de preços foram a menor oferta do produto e a alta demanda característica do período.

Do lado da oferta, os elevados custos de produção dos últimos anos, em especial os relacionados à alimentação, como milho e farelo de soja, que são principais insumos da atividade, pressionaram as margens de lucro do avicultor. Esse é um dos fatores que podem desestimular os produtores a investir na produção de ovos no médio e no longo prazo. Para abril, analisando-se a série histórica, os preços podem se enfraquecer, movimento que, caso a margem de lucro do produtor de ovos piore, pode ser alterado, à medida que desestimularia a produção de ovos. Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.