ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

10/Abr/2023

Lácteos: impactos da Covid-19 no mercado global

O comportamento do mercado mundial de lácteos nas últimas três temporadas, marcadas pelo efeito da Covid-19 que levou a lockdowns, confinamento das pessoas e mudanças nos hábitos de consumo, foi apresentado em um resumo elaborado pela área de Informação e P&D do Dairy Consortium, com base no Publicação da IDF “Tendências Globais de Marketing: Entendendo as Mudanças no Consumo de Lácteos ao Redor do Mundo”. Uma das atribuições da área é disponibilizar informação setorial a parceiros, produtores e públicos especializados, tanto da realidade global como nacional. Isto é vital para atualizar, conhecer e projetar esta atividade nos seus diferentes níveis.

Aproximar as pesquisas dos principais centros mundiais voltados ao leite; disponibilizar as informações é de grande ajuda para a tomada de decisões no setor e, principalmente, para rever as tendências de produção e manejo sustentável, bem como as tendências mundiais de consumo. Nesta terceira edição do IDF Global Marketing Trends Study, o objetivo principal foi identificar o impacto específico da crise da Covid-19 na procura de produtos lácteos. Num contexto alimentar interrompido pela epidemia de Covid-19, a generalidade dos mercados lácteos em todo o mundo apresentou uma evolução favorável, particularmente a manteiga e o queijo. Atender às expectativas e mudanças nos hábitos dos consumidores foi o motor do atual desenvolvimento dos mercados lácteos em quase todas as partes do mundo.

No entanto, o crescimento dos mercados lácteos também foi limitado por barreiras econômicas ligadas ao contexto da Covid-19: a conjuntura econômica desafiadora, o fechamento de fábricas ou lojas, interrupções na cadeia de suprimentos e o enfraquecimento da renda familiar. Apesar do contexto geralmente favorável, os benefícios dos produtos lácteos foram questionados por determinados grupos/indivíduos. O discurso antilácteos permaneceu presente em muitos países, desenvolvendo tendências que vão contra os lácteos. Antecipar tendências futuras para produtos lácteos revelou-se positivo em quase todos os países pesquisados, limitados pelo conflito na Ucrânia. Fonte: Diário Lechero. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.