ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

06/Abr/2023

Canadá confirma caso de Gripe Aviária em cachorro

Segundo um comunicado emitido pela Agência Canadense de Inspeção de Alimentos e a Agência de Saúde Pública do Canadá na terça-feira (04/04), um caso de Influenza Aviária foi detectado em um cachorro em Oshawa, Ontário. O reporte aponta que o Centro Nacional de Doenças de Animais Estrangeiros da Agência Canadense de Inspeção de Alimentos (CFIA) confirmou o diagnóstico positivo do animal em 1º de abril de 2023, após a realização de exames.

O cão doméstico foi infectado com gripe aviária após mastigar um ganso selvagem e morreu após desenvolver sinais clínicos. A necropsia evidenciou comprometimento do sistema respiratório. Mais testes estão em andamento. É o único caso desse tipo no Canadá. O número de casos documentados de Influenza Aviária H5N1 em espécies não aviárias, como cães e gatos, é baixo, apesar do fato de que esse vírus tem causado grandes surtos aviários globalmente nos últimos anos. Com base nas evidências atuais no Canadá, o risco para o público em geral permanece baixo e as evidências científicas atuais sugerem que o risco de um humano contrair Influenza Aviária de um animal doméstico é menor.

Até o presente momento, nenhum caso de gripe aviária foi detectado em humanos no Canadá, e o comunicado das autoridades sanitárias reforça que casos de gripe aviária entre humanos são raros e quase sempre adquiridos por contato direto com aves infectadas ou exposição a ambientes fortemente contaminados. Até o momento, não há evidências de disseminação sustentada de pessoa para pessoa. Fonte: Notícias Agrícolas. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.