ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

06/Abr/2023

Boi: preço da carne bovina deve se manter estável

Segundo o Rabobank, os preços do boi gordo no mercado físico se recuperaram, após a retomada das exportações para a China e, hoje, beiram os R$ 290,00 por arroba em São Paulo. Apesar disso, as cotações tendem à estabilidade, com possíveis quedas e altas até o fim do primeiro semestre de 2023. Até o segundo trimestre de 2023 deve acontecer um reequilíbrio entre oferta e demanda. A oferta de boiadas terminadas crescerá neste mês, com um incremento do descarte de fêmeas.

O preço do bezerro está em queda, mas ainda há oportunidades e vira alternativa para redução de custos. A demanda doméstica, responsável pela maior parte da produção brasileira, continua fraca, mas com sinais de recuperação. Há um pequeno impacto em virtude da Quaresma, mas já se observa sinais de melhora. Em relação à demanda internacional, os embarques de carne bovina à China devem ser normalizados em abril, com os dados de exportação do mês mostrando sinais mais claros desta demanda.

A China, que oferece melhores preços pelo produto, é responsável por adquirir cerca de 52% de toda carne bovina que o País exporta e, no primeiro bimestre de 2023, as compras chinesas avançaram 22% em comparação com igual período de 2022. O Brasil começamos o ano com ritmo forte de exportação. Janeiro/2023 foi o melhor da história para o mês, em volume e em receita. A previsão é de que a demanda pela carne bovina se manterá aquecida no mercado externo. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.