ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

30/Mar/2023

Boi: ausência de Lula na China limitou habilitações

A ausência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em missão do governo brasileiro à China nesta semana afetou algumas negociações da indústria de carnes para obter mais habilitações de frigoríficos, gerando maiores expectativas para novas autorizações em breve, na hipótese de o governante realizar finalmente sua viagem ao país asiático em abril. Além de um maior número de fábricas habilitadas e reabilitadas para exportar aos chineses, havia perspectiva de discussão de mudanças em um protocolo sanitário sobre casos atípicos de "mal da vaca louca".

Habilitações para frigoríficos do Brasil ainda podem acontecer, mas as chances neste momento são menores devido ao cancelamento de Lula causado por um diagnóstico de pneumonia. Mas, nada impede que novas habilitações aconteçam como resultado da missão na China, porém não é possível precisar quando isso vai acontecer. Seria positivo se Lula conseguisse viajar para China em breve, em abril, como está sendo cogitado. O governo brasileiro negocia a remarcação da viagem de Lula à China para os dias 11 a 14 de abril. A previsão inicial era que estas aberturas de mercado e fechamentos de acordos ocorressem nesta semana, com a presença do presidente na missão.

Ao menos mais quatro plantas frigoríficas estariam prontas para habilitação, faltando apenas o aval da China após questionamentos adicionais terem sido respondidos nos últimos dias à Administração Geral das Alfândegas da China (GACC). Inicialmente, eram oito unidades prontas para aprovação, mas apenas quatro do segmento de carne bovina conseguiram a habilitação chinesa anunciada pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, que encerrou nesta quarta-feira (29/03) a missão à China. Fonte: Reuters. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.