ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

24/Mar/2023

Boi: MS espera habilitar mais plantas para China

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul, o Estado tem uma lista de mais de 100 frigoríficos que buscam habilitação para exportar carnes para a China. Agora, com o fim da suspensão das compras de carne bovina chinesa, o governo estadual centrará esforços no credenciamento dessas plantas.

A expectativa é de que, com a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China a partir deste fim de semana, a lista seja ampliada. No ano passado, Mato Grosso do Sul exportou para a China 61.540 toneladas de carne bovina, a partir de apenas 3 unidades de abate habilitadas, nos municípios de Iguatemi, Rochedo e Aparecida do Taboado. Com a suspensão do embargo, esses frigoríficos poderão retomar os abates e a expectativa é de que isso resulte em uma alta imediata nos preços pagos aos produtores.

A suspensão das compras chinesas, a partir de 23 de fevereiro, provocou inclusive a paralisação momentânea de algumas plantas de abates no Estado, pois tinham na China seu principal mercado. Com a volta à normalidade, a expectativa é de um impulso importante. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.