24/Mar/2023
Segundo o banco BTG Pactual, a retomada das exportações brasileiras de carne bovina para a China, que passou a valer a partir desta quinta-feira (23/03), é naturalmente uma boa notícia para os três players de carne bovina listados em bolsa: Minerva, JBS e Marfrig. Há um mês, o Brasil suspendeu os embarques de proteína aos chineses, após o registro de um caso atípico de “vaca louca” no Pará, conforme prevê o acordo bilateral entre os países. No entanto, preocupa a falta de prazos quando situações como essa ocorrerem. A questão não é tanto se as exportações serão retomadas, mas sim quando.
A decisão depende apenas das autoridades chinesas. Nos casos anteriores, como em 2021, demorou mais de três meses até que o embargo fosse suspenso. Em 2019, não demorou mais de duas semanas. Portanto, a falta de visibilidade disso tem sido um problema importante para os estoques de proteína. A atenção se voltará, agora, para a força das importações chinesas de carne bovina. Até certo ponto, a China repetiu seu padrão de desacelerar substancialmente a demanda de importações no fim do ano (o que ficou claro nos dados de volumes de exportação do Brasil), uma vez que os estoques para as comemorações do Ano Novo Chinês já estavam aumentando.
Em 2021, essa redução provavelmente ocorreu por causa do auto embargo imposto pelo Brasil. Em 2022, o motivo foi a desaceleração na demanda. As importações mais fracas pressionaram os preços da carne bovina, que no caso das exportações brasileiras para China caíram de um recorde histórico de US$ 7.300,00 por tonelada em junho de 2022, para US$ 4.900,00 por tonelada, atualmente. Dados oficiais de importação de carne bovina da China referentes ao mês de fevereiro mostram uma importante desaceleração em relação aos meses anteriores.
Mas, como as exportações desaceleraram significativamente nos últimos meses, as próximas impressões de volume de importação serão suaves. A conjuntura sugere que alguma recomposição de estoque pode estar em andamento em breve, possivelmente também ajudando na recuperação dos preços. O ciclo favorável do gado no Brasil está funcionando plenamente. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.