ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

23/Mar/2023

Frango: cenário positivo para exportações brasileiras

Segundo o Itaú BBA, março pode representar o melhor mês para as exportações brasileiras de carne de frango. Dados preliminares mostram que até a terceira semana deste mês os embarques diários registraram alta de 28,2% em comparação com igual mês de 2022. As margens pressionadas do setor de avicultura de corte deveriam levar a uma moderação no ritmo de alojamentos, porém, com a exportação firme, pode ser que o ajuste seja sutil. Em tese, o período mais difícil para os preços da proteína, que é o início de ano, já ficou para trás e nos últimos dois anos o avanço dos preços ganhou tração até o segundo semestre.

O escritório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) no Brasil estimou, no mês passado, que a produção brasileira de carne de frango deve crescer 2,5% neste ano, alcançando 14,8 milhões de toneladas, enquanto as exportações devem subir 3,4%, para 4,6 milhões de toneladas. Em caso de manutenção do status de livre de gripe aviária, a projeção de embarques é conservadora. Embora seja incerta a dimensão dos possíveis impactos, caso a gripe aviária seja introduzida no País, isso dependerá muito de como o setor e o governo conduzirão os processos necessários.

Caso o País registre a doença, deverão ser adotadas medidas corretas para se fazer isolamento dos casos e eliminação das aves doentes. Além desta primeira etapa fundamental, uma vez contido o surto, o ideal é que se busque a regionalização da área afetada no sentido de evitar o embargo mais amplo. Na ausência de casos no País, o cenário tende a se manter positivo para as exportações. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.