ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

16/Mar/2023

Chile espera retomar exportação avícola em breve

O Ministério da Agricultura do Chile espera retomar a exportação de produtos avícolas em breve, visto que a indústria local não sofreu grandes turbulências após a detecção do primeiro caso de gripe aviária em um plantel comercial no país. A Divisão de Proteção Pecuária do Serviço Agropecuário do Chile (SAG) acrescentou que o governo está dialogando com os países em que há acordo de exportação. Já foram feitas reuniões com representantes do setor agrário do Sudeste Asiático e da América do Sul. Há países mais flexíveis e outros mais rigorosos.

As medidas de biossegurança foram reforçadas na região de O'Higgins, onde fica a unidade industrial da Agrosuper que teve a confirmação do caso de gripe aviária. A empresa reportou a sua rastreabilidade e outros estabelecimentos próximos do local do surto não registram, até agora, nenhum problema. O SAG está fazendo um trabalho minucioso em um raio de 10 quilômetros de monitoramento da situação. O consumo de carne branca e de ovos no país é seguro.

Após a confirmação do caso no plantel comercial, o Chile acionou a Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA) e auto suspendeu a exportação de aves do país. O SAG também ativou o protocolo de abate dos animais afetados e o isolamento da área, medidas sanitárias que visam evitar a propagação da doença para outras granjas. Havia cerca de 40 mil aves reprodutoras no plantel. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.