10/Mar/2023
A Raiar Orgânicos e a Rabo Foundation (ligada ao Rabobank), firmaram parceria para converter pastos degradados em lavouras de soja e milho orgânicos no Brasil. Conforme a Raiar, que atua no setor de proteína animal orgânica, sobretudo na produção de ovos de galinha, a parceria prevê o crédito de R$ 700 mil a taxas subsidiadas para a Raiar, com carência de dois anos e prazo de quatro anos de pagamento, e contemplará 40 produtores familiares em São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso do Sul. Além disso, a Rabo Foundation concedeu um incentivo de R$ 450 mil à Raiar, destinado ao custeio da assistência técnica para os produtores.
Em contrapartida, a Raiar deverá reportar à fundação cinco indicadores de impacto social, ambiental e econômico resultantes do investimento: o monitoramento da saúde do solo, tendo como premissa que um solo sem insumos químicos volta a ser biodiverso e a cumprir sua função ecossistêmica; a evolução da descontaminação da água; a elevação da renda do produtor; a inserção do produtor em outras cadeias produtivas de alimentos orgânicos (com a oferta de novos produtos, como grão-de-bico, aveia, feijão e hortaliças utilizados para a rotação de culturas) e paridade de gênero, elevando a participação feminina na gestão do negócio.
Atualmente, só 4 das 40 propriedades mapeadas para o projeto contam com mulheres na liderança. Os grãos orgânicos produzidos por agricultores familiares são a base da ração utilizada pela Raiar para alimentar seu plantel de galinhas orgânicas na granja localizada no município de Avaré, em São Paulo. A granja possui atualmente 80 mil galinhas orgânicas e tem capacidade para alojar até 700 mil nos próximos anos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.