ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

10/Mar/2023

MWM: geração de biogás com rejeitos de suínos

A fabricante de motores MWM, braço do grupo Tupy, fechou uma parceria com a Primato, para desenvolver uma usina de geração de energia a partir de biogás na cidade de Ouro Verde do Oeste, no Paraná. Ao todo, serão produzidos 162 megawatts-hora (MWh) por mês instalado, que atenderão os cooperados da cooperativa agrícola. O projeto tem investimento previsto de R$ 9 milhões. Toda a energia produzida será injetada na rede elétrica local e se transformará em crédito que poderá ser abatido nas contas de luz das cooperadas que participam do projeto.

Além da geração de energia, a iniciativa deve produzir 6,6 mil metros cúbicos (m³) diários de biogás, com parte dessa produção destinada à geração de energia e o restante direcionado para abastecer oito caminhões que transportam animais, ração e insumos relacionados à atividade produtiva das propriedades. Também serão produzidas 18 toneladas diárias de biofertilizante, que serão destinadas à agricultura. Além disso, a iniciativa permitirá a emissão de créditos de carbono, que serão divididos meio a meio entre a MWM e a Primato. A usina funcionará a partir dos rejeitos da produção de suínos de 13 propriedades rurais da região, que fica próxima a Toledo (PR).

A estimativa é que os biodigestores que serão implantados recebam aproximadamente 630 mil litros de matéria orgânica por dia. A Tupy tem procurado oportunidades no movimento de transição energética em desenvolvimento em muitas empresas, e deve buscar uma atuação forte nos segmentos de geração de energia a partir de resíduos da produção agrícola e de resíduos sólidos urbanos, modalidades que devem crescer nos próximos anos. Houve uma reorganizanização focada em energia e descarbonização. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.