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09/Mar/2023

Boi: exportação de carne bovina recua em fevereiro

Segundo a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), a receita cambial com as exportações brasileiras de carne bovina in natura e processada recuou 29% em fevereiro ante igual mês de 2022, para US$ 695,2 milhões. O volume foi 16% menor em comparação com igual mês do ano passado, totalizando 152,28 toneladas. No total, 61 países aumentaram suas importações enquanto outros 73 reduziram as compras do produto do Brasil. A queda reflete apenas parcialmente a suspensão das exportações para a China, cujos resultados poderão ser mais visíveis no mês de março. O Brasil suspendeu as vendas ao país asiático após um caso atípico de “mal da vaca louca” ser registrado, no Pará, no fim de fevereiro.

Agora, a retomada das compras depende da China. O governo brasileiro espera que isso ocorra o mais brevemente possível. No primeiro bimestre do ano, o faturamento alcançou US$ 1,546 bilhão, enquanto o volume embarcado foi de 336.102 toneladas. Na comparação com igual período de 2022, quando a receita ficou em US$ 1,772 bilhão e 339.188 toneladas foram exportadas, a diminuição é de 13% na receita e de 1% no volume. Os preços médios de exportações para a China recuaram 21,8% no primeiro bimestre do ano ante igual período de 2022, passando de US$ 6.228,00 para US$ 4.869,00 por tonelada. A China continua como o maior importador da carne bovina do País. Em janeiro, a China adquiriu 100.165 toneladas e em fevereiro 72.536 toneladas.

No acumulado deste ano, as compras chinesas proporcionaram receitas de US$ 840 milhões. Os Estados Unidos aparecem na sequência, com US$ 171,6 milhões (-25,6%) em receita e 35.651 toneladas (-18%) em volume. Em terceiro lugar, o Chile foi responsável por US$ 53,9 milhões em receita no período, com a aquisição de 11.617 toneladas (+1,6%). O quarto importador foi o Egito, com receita de US$ 42,8 milhões (-64,4%) e com compras de 12.338 toneladas (-61,1%). Na quinta posição está Hong Kong, que foi responsável pela compra de 13.965 toneladas e receita de US$ 42,2 milhões no período. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.