08/Mar/2023
Os chamados produtos com data crítica, aqueles considerados pela indústria como próximos da data de validade, são um problema para os planos de rentabilização de portfólio e redução de perdas. Especialmente em uma categoria tão dinâmica quanto a de laticínios, que pela própria natureza de seus produtos, impõe um desafio ainda maior. A Vigor, empresa brasileira de laticínios líder em diversas categorias, decidiu encarar o problema e abriu espaço para uma solução inovadora: através da Souk, uma foodtech que conecta varejistas de pequeno e médio portes diretamente à indústria, passou a ver milhares de varejistas disputarem seu estoque crítico, que até então era escoado através de poucos atacadistas e distribuidores com altos descontos no preço.
Graças a eficiência do modelo, que permite agilizar o escoamento dos produtos, a Vigor passou a ter lucro além de conquistar novos clientes e aumentar sua cesta de produtos vendidos. O sucesso da parceria foi tanto que, três meses após o lançamento, o portfólio ofertado já transcendeu os itens com validade crítica e agora se estende a toda a linha da empresa. A plataforma permitiu transformar um problema em uma grande oportunidade. A Vigor deixou de ter prejuízo com os produtos de validade curta e agora, além de lucrar com essas vendas, consegue ter um canal complementar que trabalha em sintonia com a equipe de vendas.
A possibilidade de operar vendas com uma plataforma 100% digital permitiu à Vigor conhecer melhor os seus clientes e, assim, recebem ofertas customizadas de acordo com seus hábitos de compra, que agora vão além do horário comercial e podem acontecer 24 horas por dia, 7 dias por semana. A proposta é oferecer uma equação de valor eficiente onde todos ganham. O diferencial da plataforma é oferecer às indústrias uma solução que desonere custos fixos e permita maximizar a disponibilização dos produtos de forma rentável, servindo como uma ferramenta complementar a atuação da equipe de vendas. Fonte: Souk. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.