ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

06/Mar/2023

Gripe Aviária: MAPA prepara plano de contingência

O Ministério da Agricultura está mobilizando e preparando o serviço veterinário oficial (SVO), órgãos ambientais, instituições de pesquisa e os profissionais ligados ao Projeto de Monitoramento de Praias para as ações previstas no plano de contingência em caso de focos de Influenza Aviária de alta patogenicidade no País. O cenário de gripe aviária na América do Sul continua demandando atenção devido ao risco de introdução da doença no Brasil.

O Ministério da Agricultura vem promovendo campanha para intensificação da notificação de suspeitas e das medidas de biosseguridade adotadas pelos estabelecimentos avícolas. Além da vigilância baseada na investigação de suspeitas, a vigilância ativa, com coletas planejadas de amostras de aves sem sinais de doença, é uma estratégia importante para a comprovação da ausência de circulação viral da enfermidade no País. Por se ter o vírus tanto em aves silvestres quanto em criações de subsistência e criações comerciais no continente, as coletas de amostras em criações de subsistência próximas a sítios de aves migratórias foram antecipadas em todos os Estados brasileiros.

As coletas de amostras em estabelecimentos avícolas industriais planejadas para o ciclo de 2022/2023 estão praticamente concluídas e contemplaram mais de 2,2 mil estabelecimentos, com 34.941 amostras analisadas. O SVO e outras entidades realizam ações de monitoramento em regiões de agregação de aves migratórias, com o objetivo de identificar precocemente uma possível dispersão do vírus na fauna silvestre brasileira e potencial transmissão para os animais domésticos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.