ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

02/Mar/2023

Argentina confirma Gripe Aviária em granja comercial

O governo da Argentino confirmou o seu primeiro caso de gripe aviária de alta patogenicidade (H5N1) em uma granja comercial na província de Rio Negro, o que fez com que o país perdesse o seu status de livre da doença e autos suspendesse a exportação de produtos avícolas, seguindo as normas internacionais. conforme nota divulgada pelo Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar da Argentina (Senasa), as autoridades também notificaram a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

O caso positivo foi constatado em um estabelecimento de frangos de corte localizado no município de Mainque, província de Río Negro, ao sul da barreira zoofitossanitária patagônica, em uma área de baixa densidade avícola. Até o momento, foram registradas 177 notificações com 25 positivas, das quais 3 em aves de quintal, 21 em aves silvestres e 1 em aves comerciais. Elas estão distribuídas, até o momento, entre: 13 em Córdoba, 4 em Buenos Aires, 2 em Santa Fe e em Río Negro, e 1 em Jujuy, Neuquén, San Luis e Salta.

A produção de aves para consumo no país continuará se desenvolvendo normalmente, uma vez que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de frango e ovos e que os frigoríficos que exportam poderão comercializar seus produtos no mercado interno. Autoridades, profissionais e técnicos do Senasa já estão trabalhando para conseguir a pronta restituição da condição de país livre da doença e a retomada das exportações de aves. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.