ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

27/Fev/2023

Boi: setor pede revisão de protocolos Brasil-China

A Associação Nacional da Pecuária de Corte (Assocon) informa que pedirá ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAP) a revisão do protocolo sanitário de comercialização de carne bovina brasileira para a China. A entidade lembra que o caso, ainda que possa ser atípico, de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecida como "mal da vaca louca", no Pará prevê a imediata suspensão dos embarques de carne bovina para o país asiático, conforme o atual protocolo.

Para a entidade, é preciso que o governo reveja os termos, visando reduzir os danos à pecuária e, por consequência, à economia nacional. Um caso atípico como esse, que não representa nenhuma ameaça de contaminação à carne e às pessoas, ocorrido em uma propriedade rural de pequeno porte no Pará, não pode ser motivo de suspensão das exportações de todo o País. O teste final sobre o caso no Pará ser ou não atípico está sendo confirmado por laboratório no Canadá.

Em 2021, foram quase quatro meses de suspensão das exportações para a China, em virtude de um caso atípico de "vaca louca". Isso resultou em mais de US$ 1 bilhão em prejuízos para a cadeia da carne bovina. O pecuarista já sofre com baixa remuneração, alto custo de produção, além de conviver com um mercado instável. Esse acordo precisa ser revisto. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.