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24/Fev/2023

Boi: Frigol reporta resultados favoráveis em 2022

A Frigol, quarto maior frigorífico do País, atrás de JBS, Marfrig e Minerva, reportou um crescimento de 21% na receita bruta em 2022, para R$ 3,8 bilhões. Este foi o terceiro ano seguido em que as vendas da empresa cresceram mais de 20%. O foco em ganho eficiência se traduziu em um lucro líquido três vezes maior do que no ano anterior, totalizando R$ 133 milhões. O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) dobrou, para R$ 251 milhões, resultando em uma margem Ebitda de 7%. Por consequência, a alavancagem da companhia caiu de 1,3 vez em 2021 para 1,1 vez no ano passado. Um primeiro trimestre muito forte, considerado atípico dada a sazonalidade do negócio, e fortes vendas ao exterior deram impulso aos resultados.

A auto suspensão das exportações à China em 2021 acabou tendo um reflexo positivo no começo de 2022. Na reta final de 2021, o Brasil confirmou dois casos atípicos de “vaca louca” e ficou mais de 100 dias sem vender à China. Depois que as vendas ao país asiático foram retomadas, mantiveram-se firmes durante praticamente o ano inteiro. A China acabou representando 48% da receita da Frigol em 2022. Outros mercados internacionais responderam, juntos, por 5%. A empresa tem duas de suas três plantas de bovinos habilitadas para exportar à China. No mercado doméstico, cuja demanda ainda está deprimida pela inflação, a estratégia da Frigol segue a mesma: foco no interior de São Paulo, onde é líder nos açougues de pequeno e médio porte, e o investimento em produtos de valor agregado.

Em 2022, a empresa estreou no mercado de capitais, captando R$ 210 milhões em duas emissões de Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA). O recurso foi usado para alongar a dívida da companhia. A segunda operação foi ancorada pela gestora Kinea. A Frigol espera manter o ritmo de crescimento em 2023. Para isso, prevê investir R$ 45 milhões e ampliar a produção de suas plantas até o limite seguro da capacidade. Há um projeto para cada planta, respeitando todos os parâmetros de qualidade, focados em ganho de eficiência. No ano passado, o aporte na operação tinha sido de R$ 40 milhões. Fonte: Valor Online. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.