ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

07/Fev/2023

Frango: Argentina reforça ações contra gripe aviária

Autoridades nacionais e regionais do Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar da Argentina (Senasa) coordenaram ações com os governos das províncias de Salta e Jujuy para prevenir a entrada e evitar a potencial propagação da gripe aviária no país, após a constatação da doença na Bolívia. Outra delegação verificou as medidas de controle de bagagem e passageiros no Aeroporto Internacional Gobernador Horacio Guzmán, que une as cidades de La Quiaca, Argentina, e Vlilazón, Bolívia. No dia 1º de fevereiro, o governo argentino já havia anunciado que reforçaria as medidas de segurança nas fronteiras com a Bolívia. O principal intuito dos encontros foi de coordenar esforços para minimizar o risco de entrada e propagação do vírus, tanto em aves silvestres quanto domésticas.

Também foi destacada a importância de reforçar as medidas de biossegurança dos estabelecimentos produtores e de fortalecer os controles nas barreiras sanitárias do território provincial. Em Jujuy, foram notificados dois casos suspeitos na Laguna de Pozuelos com resultados negativos para a presença de gripe aviária nas análises do laboratório do Senasa realizadas nas amostras colhidas. As reuniões realizadas incluíram autoridades do Ministério de Produção e Desenvolvimento Sustentável de Salta e o Ministério de Desenvolvimento Econômico e Produção de Jujuy para reforçar as ações conjuntas de prevenção em ambos os estados. Estiveram presentes autoridades e técnicos da Estação Experimental de Cerrillos do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA), que acertaram linhas de ação conjuntas para promover a notificação precoce de suspeitas e reforçar as medidas de biossegurança na região.

Outra delegação do Senasa esteve no posto de controle da ponte internacional do Horacio Guzmán, onde conversaram com agentes que prestam serviço no local. Os produtores do setor avícola da região também foram informados, em reunião separada, sobre o funcionamento do protocolo de notificação perante a agência em caso de detecção de aves suspeitas com a doença. Em dezembro, o Senasa publicou a Resolução 803, emitindo estado de alerta para a doença e solicitando a notificação da agência diante de qualquer caso suspeito. Até o momento, não foi detectada presença do vírus na Argentina. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.