ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

25/Jan/2023

Boi: preocupação com paralisação da Big Boi no PR

Segundo a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), o Sindicato da Indústria de carnes e derivados no Estado do Paraná (Sindicarne-PR) encaminhou um documento ao governador do Estado no qual pede apoio urgente ao setor de bovinos. A ação ocorre após as paralisações das operações da Big Boi, em Paiçandu, uma das maiores plantas de abate de bovinos no norte do Paraná. O Ministério da Agricultura informou que a empresa interrompeu suas operações por 90 dias, a contar do dia 10 de janeiro.

O fechamento da empresa é um reflexo amargo da crise instalada no setor industrial da carne bovina nos últimos anos, gerada pela combinação de uma extensa lista de fatores negativos: aumento de custos, fuga de matéria-prima para outros Estados, desidratação do consumo interno, além da perspectiva sombria de aumento da carga tributária. O cenário mercadológico da carne bovina no Paraná já era adverso quando ocorreu o reconhecimento do Estado como Área Livre de Febre Aftosa sem Vacinação e a consequente imposição de medidas sanitárias restritivas à entrada de bois provenientes de outros Estados onde a vacinação continua sendo adotada. Este quadro abalou fortemente a dinâmica da cadeia pecuária bovina estadual, gerando crescentes dificuldades e prejuízos aos frigoríficos.

Além disso, a perspectiva de uma oneração ainda maior do setor com o início da cobrança do Fundo de Recuperação e Estabilização Fiscal do Paraná (Funrep), quando se terá a cobrança de uma contrapartida de empresas que recebem incentivos ou benefícios fiscais, a partir de março de 2023. Se tal cobrança realmente vier a ocorrer, poderá significar um golpe fatal para muitas empresas do setor no Paraná. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.