ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

23/Jan/2023

Suínos: setor tem expectativas positivas para 2023

Segundo a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), o ano de 2023 apresenta indicadores bem mais favoráveis ao setor que os do início do ano passado, tanto nos preços praticados no mercado doméstico, quanto nas exportações. 2022 foi o 'pior ano' em volumes embarcados para a China desde 2020. Mas, entre agosto e dezembro houve reação e os embarques totalizaram quase 230 mil toneladas. Indicativo de que a China tem retomado consistentemente as compras do Brasil, devendo se manter em alta por mais alguns meses.

Quanto ao mercado doméstico, é preciso entender os movimentos sazonais e as tendências de crescimento da produção. Ainda não há números finais de produção do ano de 2022, mas dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes ao segundo e terceiro trimestre do ano passado, já indicavam redução significativa no ritmo de crescimento da produção e disponibilidade interna de carne suína.

Isso determinou a alta do preço do suíno, com pequenos recuos, desde março/2022 até dezembro/2022. A conjuntura indica que sinais do mercado doméstico e de exportação apontam que 2023, do ponto de vista de valorização do suíno, deve ser um ano de melhor ajuste entre oferta e demanda. Fica o questionamento quanto ao custo de produção, se permitirá margens positivas suficientes para recuperar ao menos parte dos prejuízos da grave crise que assolou o setor nos últimos anos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.