ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

17/Jan/2023

Leite: Região Sul se destacando em produtividade

A Região Sul do Brasil se destaca na produção de leite. O avanço técnico na produção de leite é inegável. Atualmente, diversos municípios possuem média de produção por vaca compatível com países vizinhos, antes bem mais produtivos. Ainda que haja heterogeneidade, não há dúvida de que a produção de leite hoje é diferente daquela de 10 ou 15 anos. O levantamento do Top 100 2022, idealizado pelo MilkPoint, que ranqueia os maiores produtores de leite do Brasil e traça o perfil da produção leiteira do País, por exemplo, evidenciou que a Região Sul é destaque em produção por animal e por propriedade: média de 9,86 milhões de litros/propriedade/ano e 36,68 litros/vaca/dia.

Além disso, de acordo com dados de captação formal de leite do IBGE, em 2021, a Região Sul do Brasil produziu 9,8 bilhões de litros de leite, liderando a produção do País, seguida pela Região Sudeste, com 9,5 bilhões de litros. No terceiro semestre do ano passado, em 2022, os três Estados da Região Sul produziram maior quantidade de leite comparado a todos os outros Estados brasileiros, com exceção de Minas Gerais. Fruto de mudanças estruturais e conjunturais, a produção de leite vem passando por grandes e importantes transformações.

Os altos custos dos fertilizantes e alimentos, incrementando de forma estrutural o custo de produção de leite; a escassez de mão-de-obra, trazendo desafios de sucessão familiar; a convergência das agendas de produção de alimento, ambiental e energética, criando talvez as maiores oportunidades em décadas (ou desafios, se não nos prepararmos); a digitalização, trazendo um novo grau de conhecimento dos animais e da agricultura, e um consumidor mais atento a como o leite é produzido são questões-chave. Fonte: MilkPoint. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.