ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

19/Dez/2022

Frango: SC reforça a vigilância contra gripe aviária

A Secretaria da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de Santa Catarina pediu aos pescadores e maricultores do Estado para que fiquem atentos à presença de aves doentes ou mortas nas praias e encostas. A medida vem após os registros de Influenza Aviária (IA) em países vizinhos, como Equador, Peru, Colômbia, Venezuela e Chile. A grande preocupação é com as aves migratórias, que podem ser um vetor da doença.

Caso pescadores e maricultores avistem alguma ave doente ou morta, eles não devem tocar nas aves e a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) deve ser imediatamente notificada. A doença traz muita preocupação para Santa Catarina porque pode colocar em risco toda a produção comercial de aves. O governo do Estado e a iniciativa privada já estão trabalhando em conjunto para reforçar a biosseguridade nas propriedades, o controle nos acessos e os planos de contingência.

Para todos aqueles que criam aves, a Secretaria da Agricultura orienta que evitem o contato com outros animais, especialmente aves silvestres ou de vida livre, além de restringir o acesso de visitantes aos aviários. Em caso de funcionários, eles devem utilizar roupas exclusivas para ingressar nos galpões. E os veículos devem ser limpos e desinfetados antes da entrada e na saída dos estabelecimentos. A Influenza Aviária nunca foi detectada no Brasil. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.