ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

16/Dez/2022

Frango: Argentina reforça ações contra gripe aviária

O Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Alimentar da Argentina (Senasa) declarou estado de alerta sanitário preventivo para gripe aviária em todo o país, por meio da Resolução 803/2022. A medida se deu em virtude da presença de focos da doença tanto em criações de aves quanto em animais silvestres na América do Norte e na sua dispersão pela América do Sul por meio das rotas migratórias iniciadas na primavera, que indicam potencial propagação para o resto do continente americano.

A regulamentação permite a adoção de novas medidas de prevenção, detecção e cuidados precoces, além do fortalecimento das práticas já adotadas. O alerta vai de encontro com o que já havia sido acordado pelo Comitê Veterinário Permanente (CVP) do Cone Sul, que inclui Brasil, Chile, Paraguai, Uruguai e Bolívia, e pela Organização Mundial de Saúde Animal das Américas (OMSA). Os países da região estão estabelecendo esses alertas preventivos de saúde que, entre outras coisas, permitem dispor de itens orçamentários de maneira ágil caso seja necessário enfrentar qualquer tipo de emergência. A Resolução ainda estabelece sanções para quem descumprir ou transgredir as medidas adotadas.

Devido ao fato de a doença estar avançando nos países do Norte para o Sul, através de migrações de aves selvagens, é muito importante a notificação imediata e a detecção precoce, de forma a reduzir o grande impacto que tem nos sistemas de produção e comercialização em termos de alta mortalidade de aves e perda de mercados internacionais. Tais ações são essenciais para que, caso o vírus entre no país, seja impedida a sua dispersão e minimizado o seu impacto negativo. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.