ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

15/Dez/2022

Lácteos: projeção para o mercado global em 2023

De acordo com o último relatório trimestral do Rabobank, a alta inflação dos preços dos alimentos, combinada com uma recuperação modesta na produção de leite, deve enfraquecer os mercados de lácteos e os retornos das commodities à medida que entra o novo ano. Os orçamentos dos consumidores serão desafiados pela inflação dos preços dos alimentos e pelo aumento das taxas de juros, embora o impacto disso varie de acordo com a região. Nos Estados Unidos, a demanda por lácteos tem estado relativamente estável, apesar do aumento dos preços, mas os consumidores europeus já estão começando a sentir o aperto dos preços mais altos no varejo. Na China, a demanda caiu, influenciada pelas políticas de lockdown que limitam as idas a varejistas e restaurantes. Isso atrasou a redução dos estoques e suprimiu as importações.

A expectativa é de que demanda de importação volte a crescer no segundo semestre de 2023, mas isso depende de até que ponto as restrições da Covid-19 na China serão atenuadas. Em regiões mais sensíveis aos preços, os altos preços das commodities impactaram a acessibilidade, reduzindo a demanda de importação. No entanto, observa-se que o dólar norte-americano mais fraco ajudou a impulsionar algumas compras. A produção de leite deverá apresentar algum crescimento na maioria das principais regiões exportadoras, com exceção da Austrália. Os aumentos substanciais do preço do leite em 2022 ajudaram a compensar o aumento dos custos de insumos, e algum crescimento foi registrado nos últimos meses do ano.

O Rabobank espera algum crescimento da produção para 2023, embora este deva ser moderado devido às contínuas pressões de custo enfrentadas pelos produtores e pelos preços mais fracos do leite. Para o primeiro semestre do ano, a produção de leite das principais regiões exportadoras deverá aumentar em cerca de 1%. No geral, a previsão é de que o impacto líquido do crescimento da oferta e da redução da demanda no mercado seja negativo. A força de uma desaceleração dependerá da extensão da reabertura da economia chinesa e do fluxo do Hemisfério Norte. Fonte: Agriculture and Horticulture Development Board (AHDB). Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.