ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

24/Nov/2022

Boi: SP avança na retirada da vacina contra aftosa

O estado de São Paulo obteve avanços no Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA) necessários para a retirada da vacinação, e poderá ficar livre da obrigatoriedade da imunização. A informação é da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), que cita nota do Ministério da Agricultura. Com base neste resultado e no avanço das ações estaduais do Plano Estratégico do PNEFA, o Estado reúne os requisitos mínimos para avanço no status junto aos demais estados componentes do Bloco IV. O bloco IV é composto por Bahia, Sergipe, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Distrito Federal.

O bloco se encontra em processo de substituição da vacinação por outras medidas de vigilância contra a doença. A análise das condições do Estado ocorreu nos dias 10 e 11 de outubro, junto à Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA). São Paulo conseguiu avançar a nota em sete itens do Programa de Avaliação e Aperfeiçoamento da Qualidade dos Serviços Veterinários Oficiais (Quali SV) avaliados no PNEFA. A Faesp disse ter atuado intensamente para que os aprimoramentos do Estado fossem reconhecidos.

Para evoluir no status de “livre de febre aftosa com vacinação” para “livre de febre aftosa sem vacinação”, o Ministério da Agricultura elaborou o Plano Estratégico do PNEFA, que dividiu o País em blocos compostos por Estados com características semelhantes de trânsito e comércio de animais. A retirada da vacinação está prevista para ocorrer em blocos. Conforme programado previamente, São Paulo seguirá vacinando os bovinos em 2023 e aguarda a próxima janela de avaliação do Departamento de Saúde Animal, da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura. O Brasil não registra nenhum caso de febre aftosa desde 2006 e o estado de São Paulo desde 1996. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.