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18/Nov/2022

Lácteos: tendências que impulsionam a demanda

Quatro tendências globais que estão impulsionando a demanda por laticínios:

- Sabor e prazer: Como efeito cascata após a Covid-19, prazer, conforto e uma forte busca pela felicidade desempenharam um papel fundamental na tendência de sabor e prazer, que está impulsionando a demanda por laticínios. As incertezas e a volatilidade desempenham um papel importante nisso, tornando o sabor e o prazer um dos principais impulsionadores da demanda por laticínios. Os consumidores de todo o mundo estão encontrando momentos de conforto na comida. Uma tendência de crescimento pode ser vista em gorduras lácteas como manteiga, creme, leite em pó integral e gordura de leite anidra, que são usadas nos mercados globais para alimentos indulgentes, aplicações de alimentos e bebidas.

- Sustentabilidade: A segunda tendência que impulsiona a demanda é a sustentabilidade. Há uma maior conscientização e consciência das questões ambientais entre os consumidores. A sustentabilidade é importante não apenas para os consumidores globais; é um dos principais impulsionadores de compra para compradores no Sudeste Asiático e no México. As decisões do driver de compra são baseadas em fatores como ter um forte histórico e supervisão da qualidade/segurança dos alimentos, oferece um produto consistente e confiável, produz com bom custo-benefício, é um parceiro confiável, esforça-se para oferecer os mais altos padrões de qualidade, é líder em práticas ambientalmente sustentáveis.

- Nutrição e bem-estar: Em muitos setores, nutrição e bem-estar estão em um caminho de crescimento, com estilos de vida saudáveis se tornando um movimento global. Particularmente com pessoas levando vidas cada vez mais ocupadas e precisando diminuir o estresse, essa tendência decolou. Mais pessoas estão se movendo para ver como impactar a saúde de dentro (além do lado físico). Os consumidores estão usando a nutrição para minimizar o estresse, e há necessidade de proteína de alta qualidade para atender às necessidades dos consumidores. Embora a proteína láctea esteja no topo da lista, não é a única proteína em forte demanda. Além de proteínas vegetais e animais, também há um interesse crescente do consumidor em proteínas híbridas (formulações animais e vegetais). Com os consumidores entendendo cada vez mais o microbioma, “a saúde é o principal fator de compra de iogurte, pois os consumidores estão olhando mais para a saúde intestinal”. Isso, por sua vez, também suporta a demanda por leite em pó desnatado e concentrados de proteína do leite. Com essa busca por estilos de vida saudáveis conquistando o mundo, os consumidores estão fazendo um investimento real em saúde e bem-estar. Grande parte dos consumidores em todo o mundo pretende aumentar seus gastos com saúde nos próximos 12 meses. Fatores globais de compra de iogurte pelo consumidor: 55% (é saudável), 48% (é gostoso), 24% (é conveniente)

- Tecnologia: Como o quarto driver de tendência, a tecnologia dificilmente vem como uma grande surpresa. O uso da tecnologia tornou os laticínios mais acessíveis. Destaca-se o crescimento acelerado das plataformas de comércio digital e social, que tornaram os laticínios mais acessíveis e convenientes. Para citar alguns exemplos, o crescimento da plataforma digital e de comércio é visto na Coreia do Sul (comércio eletrônico), América do Sul (entrega de produtos em 10 minutos), Taiwan (pedidos em quiosque) e Coreia do Sul (comércio ao vivo). As compras ao vivo estão decolando, com o mercado chinês valendo bilhões. A tecnologia pode levar a mensagem dos laticínios diretamente aos consumidores em todo o mundo.

Fonte: Dairy Global. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.